Quando for um Chefe:
- Administrador
- 5 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
1 - Nunca grite com um funcionário nem em particular e muito menos na frente de outros.
2 - Fiscalize sempre a segurança de seu funcionário como você cuida de sua familia.
3 - Entenda e aproveite melhor seu funcionário naquilo que ele/ela é mais efeciente. Localize seu/sua funcionario (a) para onde ele/ela desenvolve melhor.
4 - Conheça as ambições e buscas de seus funcionários(as). Todos correm em busca de algo no futuro. Saiba das necessidades de sua equipe para nao ser surpreendido em um momento inesperado.
5 - Nunca fique testando ou pondo a prova a capacidade e o conhecimento de seus colaboradores.
6 - Nunca vigie seus funcionários com câmeras e ou microfones ocultos. A confiança é firmada com ações respeitosas e cordialidade, e uma vez que, uma conversa não transmite mais confiança, aparatos de fiscslização só vão piorar.
7 - Trabalhar 10 horas ou mais por dia representa em média 33% de nossas vidas dentro da empresa. Como Superior, crie um ambiente de paz, em vez de um ambiente de nervosismo e medo. Seja amigo(a) até quando não tiver paciência. Seja paciente acima de tudo. Não transfira problemas pessoais para sua equipe.
8 - Nunca de ouvidos a fofoca, minimize ou até mesmo afaste com rigor para quebrar essa corrente maligna. Pessoas que vivem parte de suas vidas cumprindo regras, obdecendo normas anseiam por novidades mesmo que essas sejam nocivas ao próximo.
9 - Conheça a capacidade de seu pessoal e crie desafios para cada um, de forma que cada um se sinta útil , além de provar que pode fazer mais do que normalmente faz. Incuta a curiosidade de ir além, de realizar o que era antes impossível. Crie metas desafiadora. Pessoas gostam de missões impossíveis, e se sentem especiais. Nunca congele num canto algum membro de sua equipe porque você "nao vai com a cara dele(a)". Éssa pessoalidade é retrógrada e deve ser superada pelo Lider.
10 - De tempo e espaço para sua equipe e ou seu colaborador individual resolver a tarefa solicitada, entenda que em tudo que se faça existem imprevistos. Trate os imprevistos com soluções. Como lider você deve ter o plano A B e C no bolso. Não perca tempo buscando culpados. Resolva e só. Você é o Lider da equipe, use seu pessoal com sabedoria que eles irão te surpreender.
Enfim ser um Lider não tem uma tarefa fácil como muitos acham. Quando a equipe é mal remunerada fica mais difícil ainda. O Lider se desdobra muito mais que qualquer outro funcionário. É um profissional de valor. Mas saiba como merecer o título de um verdadeiro Lider!
Essa matéria foi editada baseado na minha experiência em diversas empresas de pequeno, médio e grande porte em que trabalhei e digo que já presenciei tudo isso e muito mais de superiores incapazes de liderar alguém. Espero que gostem e que comentem nesse blog suas posições. Abraços;
Arnaldo.

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